Rota das Sombras – Xurés

Rota das Sombras – Xurés

Meus amigos

Nascente na pedra da montanha

A rota das sombras no Xurés ( gerés do lado Espanhol ) é um passeio fantástico que recomendo, quanto mais não seja para desfrutar de paisagens fabulosas e no final de um banho em aguas quentes de nascente.

Recomendo a partida junto da piscina de água quente em Lobios e o trajecto inicial pela zona de calçada e ruinas Romanas conforme podem ver nas fotos, seguindo sempre em frente e atravessando o Rio, o que no inverno se pode revelar muito interessante, e percorrendo o trilho por vezes com a bicicleta ao ombro até alcançar o estradão de terra. Nessa altura voltar à esquerda em direcção à estrada de asfalto e subir até alcançar o estradão à esquerda que nos leva ao cimo da montanha, ( ignorar qualquer desvio, seguir sempre em frente até ao cimo ).
   Enquanto a fase inicial é feita em caminho Romano e trilhos a partir daqui o trajecto é feito em estradão de montanha tendo a partir de certa altura  uma vista fantástica sobretudo na zona de planalto que é atingida aproximadamente aos 15 km de percurso, 3 km depois e após cruzarmos o rio que passa sob a estrada é altura de voltar à esquerda e disfrutar da fabulosa trialeira que desce a encosta paralelamente ao rio e que ternina numa ponte metálica, continuando a diversão por um trilho que desce até proximo de Lobios e que nos aproxima da Famosa piscina que retem as quentes águas da nascente e que relaxa todas as mazelas deste extraordinário passeio.
   Recomendo tambem um almoço retemperador num snack que fica proximo do cruzamento onde é obrigatório provar todos os petiscos que são propostos e hidratar acompanhado os mesmos com uma boa caneca de cerveja.